O que você está procurando?

Todos os anúncios

Total de Ofertas

31

PT DECIDE APOIAR A REELEIÇÃO DE ARTHUR LIRA À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Política

Terça-Feira, 29 de Novembro de 2022

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Reginaldo Lopes (MG), afirmou à CNN que o partido deve anunciar apoio à reeleição de Arthur Lira (PP-AL) na terça-feira (29). Uma reunião com a federação que tem o PT à frente, além do PCdoB e do PV, deve, segundo ele, ratificar o apoio do grupo à reeleição de Lira para presidir a Câmara.


Segundo Lopes, o anúncio faz parte da formação de um “bloco de governo” para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.


O líder petista ressaltou que o apoio depende ainda de uma conversa com as outras legendas da federação que o partido encabeça, mas que essa é a tendência do PT: apoiar Lira para Câmara em troca do apoio dele à tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que garante o Bolsa Família em R$ 600 e garante espaço fiscal para propostas do governo eleito, além de colocar o PT em espaços importantes que a legenda pleiteia, como a presidência da Comissão de Constituição e Justiça.


Petistas ouvidos pela CNN afirmam que Lira pode ser “bom para Lula como foi para Bolsonaro”. Eles defendem a declaração de apoio a Lira sob a alegação de que Lula precisa de “estabilidade para governar” e que o mesmo erro cometido quando o presidente da Câmara era Eduardo Cunha (PMDB-RJ) não pode se repetir: Cunha, desafeto do PT, fora eleito em 2015 derrotando Arlindo Chinaglia (PT-SP), apoiado pelo governo Dilma Rousseff. No ano seguinte, o peemedebista abriu o impeachment da ex-presidente.


Para outra ala da legenda, a questão de declarar apoio a Lira não é central no momento, e o foco deve ser a construção de uma estratégia para aprovar a PEC. Pesa contra o apoio ao presidente da Câmara, por exemplo, o senador Renan Calheiros (MDB-AL). Aliado de Lula desde o primeiro turno e considerado importante articulador do novo mandato do petista, Calheiros é crítico da PEC, da aliança do partido com o Centrão — além de ser adversário de Lira em Alagoas.


Na busca de apoiadores para aprovar a PEC, o sentimento petista é de que, neste momento, o clima é melhor na Câmara do que no Senado – sobretudo por conta da ampla influência que Arthur Lira tem sobre os deputados federais.


FONTE: CNN NOTÍCIAS- FOTO: ESTADO DE MINAS


Últimas Notícias

Edições Anteriores

JANEIRO

O POPULAR