Diante da crescente demanda por atendimento especializado às crianças e adolescentes portadores de TEA - Transtorno do Espectro Autista, o município de Guanambi estabeleceu um amplo diálogo com a Defensoria Pública da Bahia e o Poder Judiciário buscando atender as inúmeras reivindicações, em acordo histórico, quem há muitos anos era tentado e que irá contemplar diversas ações em prol de crianças, jovens e adultos com TEA.
Novo Centro Especializado
Atendendo a solicitação da Defensoria Pública, foi realizada uma audiência na sede do órgão, no último dia 9, onde foi celebrado o compromisso de criação do novo Centro Especializado de Reabilitação (CER), que deve ser inaugurado no segundo semestre de 2025 e ampliação do orçamento público para custear os atendimentos e a contratação de profissionais qualificados também será ampliado.
Ampliação da equipe
Já está prevista a contratação de equipe especializada, composta por terapeuta ocupacional, médico neuropediatra, neuropsicólogo, psicólogo infantil, nutricionista infantil, psicopedagoga e fonoaudiólogo. “Estamos nos esforçando para acabar com essa fila de espera, ofertando mais atendimento e contratando os profissionais qualificados para oferecer o atendimento necessário”, destaca o prefeito Nal Azevedo.
A reunião contou com a presença do prefeito Nal Azevedo, do Defensor Público Eduardo Saback, da Juíza da Vara da Infância e Juventude, Dra. Cecília Angélica de Azevedo, Promotor de Justiça Dr. Leandro Mancine, do assessor jurídico Eunadson Donato de Barros, da secretária de educação Lajucy Donato, e de Saúde, Edmilson Júnior.