PUBLICIDADE

LIVRO QUE RESGATA HISTÓRIA DE BREJINHO DAS AMETISTAS SERÁ LANÇADO DIA 31

CAETITÉ – O livro A Incrível Expedição a Brejinho das Ametistas, do escritor caetiteense Jorge Couto Pimentel, será lançado no próximo dia 31, às 19h, em frente à Igreja Nossa Senhora D’Ajuda, na comunidade de Brejinho das Ametistas, zona rural do município. A expectativa é de que o evento reúna moradores, autoridades e convidados. Nascido […]

CAETITÉ – O livro A Incrível Expedição a Brejinho das Ametistas, do escritor caetiteense Jorge Couto Pimentel, será lançado no próximo dia 31, às 19h, em frente à Igreja Nossa Senhora D’Ajuda, na comunidade de Brejinho das Ametistas, zona rural do município. A expectativa é de que o evento reúna moradores, autoridades e convidados.

Nascido em 1977 no distrito, onde viveu por dez anos, o autor estreia na literatura com uma belíssima obra que reúne memória, pesquisa histórica e identidade cultural. Mesmo residindo atualmente em São Paulo, Jorge Couto mantém vínculos com a terra natal, que descreve no livro como “um lugar singular e de muitas memórias afetivas”.

A narrativa é construída a partir de entrevistas, documentos e lembranças pessoais, revelando as singularidades de uma localidade moldada pela mineração e pela resistência cultural de sua população. Entrelaçando pesquisa histórica e memória afetiva, o autor reconstrói não apenas a trajetória do distrito, mas também a sua própria: a de um menino sonhador, estudioso que migra para outros lugares e, agora adulto, já formado e bem-sucedido profissionalmente, retorna à terra natal para revisitar sua história e a memória coletiva do lugar. De forma inteligente, o escritor conduz o leitor por um sertão marcado pelo garimpo de ametistas, pela imigração alemã e por acontecimentos cercados de mistério.

Ao longo do livro, Jorge revisita personagens, antigas moradias e diferentes versões dos fatos que compõem a história local. A jornalista Chiara Quintão, que acompanhou a produção da obra, afirma que o autor “lapida pedras brutas da memória”, transformando a oralidade e os registros históricos em um mosaico que amplia a compreensão sobre as origens de Brejinho e sobre o chamado “Brasil profundo”.

Para o escritor, o sertão onde nasceu, reflete muitos outros interiores do país, marcados pelo apagamento histórico, mas também pela permanência de uma forte identidade cultural.

Lançamento

Durante o evento, o autor pretende devolver simbolicamente a obra à comunidade que a inspirou. A programação contará com a presença de moradores, personagens citados no livro, vereadores, do Prefeito de Caetité, Valtécio Aguiar, da imprensa e de convidados de outros estados. A proposta é transformar o encontro em uma celebração da memória e do patrimônio cultural sertanejo.

Autor

Formado em Medicina Veterinária, Jorge Couto Pimentel atua como executivo do setor farmacêutico veterinário e mentor em desenvolvimento humano. Filho de garimpeiro e costureira, afirma nunca ter rompido os laços com o Alto Sertão Baiano, região que inspirou a pesquisa histórica desenvolvida na obra.

Pré-venda

O livro está disponível em pré-venda no site da Editora Folhas de Relva, ao preço de R$ 75,00, com parcelamento em até quatro vezes no cartão.

Texto: Jorge Oliveira, Jornal Popular

Leia mais

PUBLICIDADE