Moradores registraram aglomerações e reclamaram da demora por atendimento nas unidades de saúde em Guanambi, nesta quarta-feira (19), durante as ações de vacinação contra a Covid-19.
Em relatos nas redes sócias, moradores mostram as grandes filas em Unidades Básica de Saúde (UBS) da sede e zona rural e contam o tempo de esperar de mais de 4 horas. “Na segunda-feira fui em vários unidades de saúde e não tinha mais senha. Ontem resolvi sair de casa 4h. Quando cheguei no posto, já tinha cinco pessoas aguardando e depois chegou prioridades. Só fui vacinada por volta das 9h”, contou uma moradora do bairro Paraíso.
O cenário de doses limitadas, aglomeração e risco aos trabalhadores fez com que novas estratégias fossem adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde. “Em contato com a Sesab, ficou acertado que as doses de vacina para Guanambi terão lotes reforçados na próxima semana, aumentando a capacidade de aplicação”, explicou a diretora da Vigilância Epidemiológica de Guanambi, Eugênia Cotrim.
A diretora ainda falou sobre a alta demanda por vacinas adultas e a perspectiva do receber mais doses para a próxima semana. “Com a diminuição do prazo da segunda para a terceira dose, aumentou a demanda na cidade. Estamos recebendo vacina constantemente e distribuído para a população”, explicou Cotrim.
Há previsão de 5 mil doses de vacina para a semana que vem, além das que já estão sendo administradas no município no momento. “Não há necessidade de pânico e de dormir em filas”, frisou.
Agência Sertão